Samba de Roda

Samba chula, samba corrido, samba duro, samba do vento é algumas das variantes do samba -de -roda. O Recôncavo Baiano agasalha esse ritmo há 300 anos com a vinda dos escravos para os canaviais. Forma inteligente encontrada para a manifestação dos cultos afros, criando um mix com a religião católica; após uma ladainha um sambá! E o abatacotô percussivo comia no couro, e em forma de roda acompanhada por bate palmas, vinham às manifestações.

A origem instrumental árabe é forte com violas e pandeiros. Ásia, África e Europa miscigenam e deixa uma herança cultural intensa na nossa música de raiz. A mulata que dança o samba- de -roda com os pés colado no terreiro mostra sua malemolência coberta por badulaques de contas dos orixás. Uma dança de ventre e ancas cuja sensualidade enobrece os nativos afro brasileiros. A beleza física com traços europeus e suas habilidades na arte da cozinha e dança transcende.

João Gilberto, Caymi, Caetano, Gil, Roberto Mendes, Riachão, Mariene Castro, Chocolate da Bahia, Roque Ferreira e Clésia Queiroz, entre autores e interpretes, conseguiram manter essa raiz viva sustentada pelos mestres de roda –de- samba e capoeira. É um Brasil intenso e latente na maior expressão musical das cidades Cachoeira de São Félix e Santo Amaro da Purificação, separadas apenas pelo Rio Paraguaçu, mas de almas gêmeas correndo em direção ao canto do mar. A cultura oral preservou e você manterá essa raiz da Bahia viva de amores!

Menina me dá teu nome

Q´eu também te dou o meu

Eu me chamo fita fina

Daquele vestido teu…

Olympio de Azevedo

 Bahia de Todos os Sambas, 01.03.2011.

Sobre brscoly

Sempre buscando emoções diferentes na escrita autoral, sendo o que mais me realiza. Calmo, de mar calmo, sem vento para pescar as idéias e os peixes tambem. Eternamente apaixonado dentro do meu circulo de musas. De bem com a vida. Curador de máguas magoadas com uma dose dupla de poesia. Artesão de frases curtas. Bom de refrão. E nada melhor que uma soneca depois do almoço, não dispenso. Defensor da natureza debaixo de pau e pedra. É isso aí...
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Samba de Roda

  1. eh abatacoto bom Carlo…na mais pura da inocencia do samba…

    bju

Deixe um comentário